Casa na praia

ilustração: Maria Bitarello

O povoado, a praia, o rio. Um pequeno trajeto de balsa até lá. Gente fazendo a travessia cotidianamente. Havia internet, mas a sensação era de bolha, de isolamento. O mar tocava o horizonte infinito. O céu inteiro. As profundezas das águas, a salgada e a doce. A faixa de areia, nunca percorrida até o fim. A extensão do mangue e suas raízes – aparentes quando a maré descia; submersas, quando subia. Pássaros, frutas, gatos, camundongos, cachorros, aranhas, besouros, formigas, peixes, lagartixas, siris, pernilongos. A mata fechava-se em torno da casinha em diferentes texturas e tons de verde, marrom e amarelo. A umidade. As nuvens. As chuvas.

Texto completo na coluna Gaveta Azul no site da Revista Philos.

“Vermelho-Terra”: excertos

Foto: Maria Bitarello, 35mm, no Terreiro de Babá Atinga (Ketu, Benim, Janeiro de 2009)

Mesmo tantos anos depois, os fragmentos de memórias que tenho de Ketu ainda me tomam de assalto, no meio da noite ou do dia. As lembranças parecem incrustadas em meu corpo, e o mínimo sacolejo no ritmo certo pode ser suficiente para fazê-las bailarem diante de mim. E, para que não adormeçam novamente ou simplesmente voem para longe, eu as escrevo. Para que aterrem no solo vermelho.

Texto completo na coluna Gaveta Azul no site da Revista Philos.

“A bondade de estranhos”

Basílica de Santiago de Compostela, Espanha

[Série fotográfica marca estreia da coluna Gaveta Azul, na Revista Philos]

Em 2013, caminhei 220 km em 10 dias, percorrendo a distância que separa Braga, na região do Minho, no norte de Portugal, de Santiago de Compostela, na Galícia, no noroeste da Espanha. Eu tinha 30 anos. Segui uma das múltiplas rotas possíveis para Santiago tomando estradas de chão em zonas rurais, trilhas pedregosas sobre a montanha, íngremes declives pavimentados, beiras de estradas asfaltadas em periferias urbanas e, por fim, os paralelepípedos milenares que conduzem até a Basílica de Santiago de Compostela. 

Texto completo e série fotográfica no site da Revista Philos.